domingo, 29 de janeiro de 2012

Adormecidos

Duplo aniversário hoje: os 53 anos do desenho A Bela Adormecida e os dez – dez! – da estreia do Big Brother Brasil. Não pude deixar de achar engraçado. Duas histórias de adormecimento coletivo.

Aurora e sua corte ficaram apagadas por longos cem anos. Estavam no seu direito. A mocinha foi vítima de bruxa ciumenta, picou o dedo no fuso, coisa e tal; e o povo todo (por intervenção de fadinhas boas) generosamente acompanhou a princesa em seu sono, para que ela despertasse cercada de amigos iguais, intocados pelo tempo. Tinham todos os seus motivos (justíssimos) para o festival de roncos e alienações.

Nós – nós não. Nossas tevês vêm estando acesas por longos dez anos, de própria vontade, de livre escolha, prontíssimas sempre para o ritual sonífero. As pálpebras não caem; bebem alertas e (ar)regaladas as bobagens do programa. Seguem a rotina dos confinados. Pesquisam notícias. Pesquisam fofocas. Discutem no fórum. O quê? se Fulana olhou 21 ou 22 graus em direção a Sicrano na festa egípcia, se deu mole, não deu mole, estava ou não de calcinha naquele dia, fez bom ou mau voto no confessionário, fez bom ou mau veto na prova do líder, chorou 38 ou 39 lágrimas na eliminação. Dormimos tarde da noite e cedo na vida. O mundo segue muito atarefado em seus desabamentos, denúncias e assaltos, mas vai tudo bom e bonito enquanto adormecemos na Casa, com a Casa, ah, nosso castelo. Boa noite, Cinderela.

Outro dia nos preocupávamos se a personagem tinha ou não sido estuprada durante seu estado de inconsciência. Justo. Mas que não esqueçamos a possibilidade de estar sendo violados no mais útil de nosso pedaço consciente. Entre uma e outra espiadinha. De olhos excessivamente abertos.

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei seu post e com certeza ainda prefiro aquela velha história secular da Bela adormecida do que o adormecimento coletivo do BBB como vc mencionou...Parabéns ainda existe vida inteligente no mundo dos blogs!!!!Grande Abraço!!!
http://alternativassonoras.blogspot.com/

Lua- Eu Crio Moda disse...

Não curto BBB também, tipo faço psicologia e n consigo achar "o comportamento" dos participantes interessantes, por Deus já faz séculos que isso passa, td ali é tão novela, td tão previsível!