sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Have a nice day

A comemoração americana de hoje é um torrão de fofura: Random Acts of Kindness Day (dia dos atos de gentileza aleatórios). Dia de ser legal just because. Pela diversão da coisa. Espécie de 1º. de abril às avessas, em que não se goza a superioridade sobre o outro – mas exatamente o privilégio de o servir. A delícia de se tornar artigo sem preço. A farra de receber como salário aquele espanto – impagável – de quem já não aguarda felicidades gratuitas.

Hoje é dia de chocar o mundo ignorando seus interesses, motivos e comércios. Dia de generosidade hardcore. De perambular com radarzinho para estar a postos – estar o tempo todo prestes a oferecer o braço, a moeda que completa o pagamento, a instrução para desvendar o site, a receita do velho empadão, a mordida no sanduíche. Dia de preparar o cafezinho não pedido, de sacar da bolsa a aspirina não solicitada, de aparecer com o bombom nem merecido. Dia de ler para a senhorinha posta em solidão indefesa. Ou de escutá-la sem ameaça de fuga. Dia de explicar o filme ao transeunte, de dar dica contra mancha na fila do banco, de perseguir o dono da carteira abandonada, de refrescar com suco as tensões do futebol, de arrumar o arquivo antes da escapada de feriado, de enviar o cartão de parabéns, de dar o telefonema de bem-vindo, de mandar o e-mail de apoio, de elogiar pra mãe, de elogiar pro marido, de elogiar pro chefe. Dia de rosas pro irmão. De conversa pro doente. De canja pra prima grávida. De nó de gravata pro amigo noivo. De leque pra amiga noiva. Da ida ao médico pra velha tia. Da pelúcia pro novo afilhado. Da explicação de geometria pro afilhado adolescente. Da atenção pro pequeno vizinho que aprendeu a contar de um a cem.

Sem olhar a quem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que legal!!! Nem sabia que existia um dia específico pra isso, pensei que deveria ser todos os dias e já estava frustrada por não conseguir que assim fosse... rs! Abraços.

Unknown disse...

Eu não sabia que nos EUa tinha um dia sobre isso.
http://perfeitamenteteen.blogspot.com