quarta-feira, 15 de junho de 2011

O que ensinamos sem nós

A revista não estava lá essas coisas, mas tinha entrevista com Glória Pires. E uma frase que fiquei ruminando, quando a atriz falou sobre a mãe ou o pai que morrera: “Sua ausência me ensinou muito sobre mim mesma”.

Fantástico. A gente tem mania de achar que precisa estar (oni)presente, tropeçando no aluno em potencial, debruçando em seu ombro, tagarelando em seus ouvidos e atazanando-lhe a paciência para que o infeliz, seja quem for, aprenda alguma coisa. Estudante, amigo, filho, irmão, marido. Amamos considerar indispensáveis nossos esforços conscientes, nossa dedicação e insistência, e ainda suspiramos com desânimo: “Se eu não falo milhares de vezes, ele não entende!”, ou: “O que seria dessa criatura sem mim?”.

Sem você, a criatura será ela mesma pós-você. Às vezes, durante você, ela terceirizava sentimentos e responsabilidades. Para que se lembrar do remédio, se você lembrava? Para que absorver a matéria, se você a repetia toda aula do mesmo jeito, over and over? Mas, se você fez direitinho o seu trabalho, sua ausência deixará que aquele ser descubra se aprendeu ou não. Caso se sinta saudoso, mas não perdido, parabéns: o ensino não virou dependência. Professor bom é o que ajuda a não sofrermos sem ele.

(E que, é claro, nos deixará sempre tempo ou lembrança disponível para alguma aulinha de recuperação.)

4 comentários:

Floradas de amor disse...

“Sua ausência me ensinou muito sobre mim mesma”.
Perfeita essa frase, os vencedores sempre encontram forças na dor, aprendem a superar e prosseguir mesmo 'sem'.

=D

leandroaleixo disse...

Não quero passar por isso!! Nao sei se a ausencia de alguem me ensinou!! Nao sei...vlwlwl

Marcus Alencar disse...

Acho que na verdade estamos constantemente aprendendo, pessoas com pessoas e até mesmo com os animais. O que eu queria era entender melhor assim pois aprendi tanto e fora da escolha.

Filipe Dias disse...

Pois é ás vezes aprendemais mais ó do que quando alguem tenta nos ensinar alguma coisa, quantas vezes compreendi um determinado assunto em momentos de reflecção na frente da tv, sem que mae, pai ou professores tivessem a internção de me ensicar naquele momento o que muito tentara.

Essa frase ficou na minha cabeã, da para desenvolver um conto com ela, hehe



Obrigado pelos comentários ao meu conto. você foi a única que sacou onde esta o anagrama.(sim, as letras escolhidas são concientes e tem um proposito. Dica: são tres palavras que virou os nomes dos personagens.)