sexta-feira, 3 de março de 2017

Iguais

O vídeo (promocional canadense) está correndo a internet: um grupo de crianças de 11, 12 anos joga basquete no quintal, a bola escapa, um dos meninos vai recolhê-la e vê o vizinho cadeirante, mais ou menos da mesma idade, entrando em casa. Os dois se olham, se cumprimentam e sorriem levemente – e um tanto tristemente, no caso do garotinho que observa o outro com a bola na mão e não parece alimentar expectativa de ser convidado. No entanto, depois que o vizinho se recolhe, o pequeno jogador o segue visualmente; o sorriso já é novo: sorriso de ideia fermentando. Corta para mais tarde. O jovem cadeirante descobre a mesma bola de basquete sozinha, à sua porta; põe a cuja no colo e vai devolvê-la. Chega ao quintal do jogo, se ilumina: toda a meninada lhe está colocada em rodas de igualdade – um sentado em carrinho de jardim, outro em cadeira de escritório, outro num caixote deslizante e criativos etcéteras. O menino que tinha inventado as rodas agora lhe sorri um convite. Melhor não haveria.

Mais fofura infantil? Toma fofura – e verídica. O mundo anda doido de paixão pelos americaninhos Jax e Reddy, de cinco anos, que planejaram uma traquinice para confundir a professora: Jax pediu à mãe que cortasse seu cabelo igualzito ao do amigo, a fim de que a teacher simplesmente não conseguisse distingui-los. Teria sido mesmo complicated para a Miss Something se não fosse pelo detalhe de Jax ser branco e Reddy, negro. “Se isso não for prova de que ódio e preconceito são ensinados, eu não sei o que é”, escreveu Lydia Stith, mãe do lourinho, ao postar foto dos comparsas antes da ida à barbearia. “A única diferença que Jax enxerga entre os dois é o cabelo.”

Estou com Jax, Reddy e todas as crianças do vídeo: somos específicos na fórmula e perfeitamente iguais na fundação. Somos aqueles papeizinhos de escolher salada em alguns restaurantes; uns marcam cenoura, cebola, tomate e molho de iogurte, outros cravam alface, palmito, batata palha e vinagrete, mas a mesma base, a mesma lógica essencial nos compõe – a necessidade do amor eterna e inveterada. Nisso somos gêmeos quase indistinguíveis, nessas veias e artérias do por-dentro, nessa ossatura primordial da alma. Reconhecê-lo é ter olhos diretamente para o importante; é quebrar a casca e ir à gema; é partir a crosta do bolo e ir ao gosto; é tirar o brinquedo da caixa e ir à rua. Não é à toa que criança rompe voraz a embalagem do presente: não tem ainda a delicadeza das minúcias, mas em compensação tem a fome do âmago, do vital, do foco maior, e impaciência para tudo o mais. E tudo o mais que é adjetivo, ornato e trique-trique se perde no lixão ou se encaminha à reciclagem, restando só o substantivo em sua glória. Amigo. Pessoa. Gente.

Bendito o olho que raio-xiza a vida e busca direto a vontade alheia, blimundamente. Esse só pousou na terra como impulso para o voo. 

Nenhum comentário: