quinta-feira, 30 de março de 2017

Melindrosos

Uma porção de manias humanas me irrita – a mim como a todos –, mas quer saber uma das que amofinam em grau máximo? A mania de ter melindre. Fingir melindre. Cultivar melindre: whatever. Aquele jeito, sabe? de estar eternamente ofendido, permanentemente agredido, constantemente incompreendido, inevitavelmente injustiçado. Mas corro a esclarecer, antes que me entendam em sentido oposto: não engrosso DE MODO ALGUM o coro de idiotas que consideram autovitimização o que é, na realidade, perfeita e justa autodefesa – a de pessoas que, por exemplo, sofrem e gritam na cara do racismo; a de gente assediada que obviamente se revolta e obviamente decide que qualquer assédio é inaceitável. Com esse povo eu superestou; estou com as vítimas reais e inquestionáveis, as vítimas do machismo, as vítimas do coronelismo, as vítimas de uma história nojenta e maldita, as vítimas de uma escravidão nunca terminada. Quem não me terá ao lado jamé, e me exaspera de modo inenarrável, são exatamente os inquilinos da Casa Grande que volta e meia pedem os sais, em faniquito. Não sou mar evaporento para levar sais, e olha: se tem um caráter que desprezo, é o da diva contrariada.

Alguém que compartilha alguma barbaridade no Face e bate o pezinho se vem outro alguém, sério e argumentativo, que prova o post como barbaridade. Alguém que só aceita comentários a favor e babações rastejantes de ovo, ou, do contrário, tem desfalecimentos de indignação e mágoas de donzela romântica. Alguém que não se suporta pego na mentira e tenta reverter o jogo, acusando seu acusador de qualquer baixeza. Alguém que não sabe lidar com a coerência e a contundência alheias e tenta disfarçar suas limitações sob a capa da brincadeirinha. Alguém que quer ir embora com a bola porque o amiguinho feio-chato-bobo-cara-de-mamão não tem humor para receber de boas as ofensas a que deveria estar acostumado. Alguém que tão mais propaga mensagens cafona e falsamente religiosas quanto mais precisa esconder a raiva sangrenta, militarista. Alguém que sabe apontar mais bruxa que o tribunal do Santo Ofício e queimar as reputações que achar no caminho, pra salvar um fragmento da sua.

Alguém que se considera a Fanta do Saara – o suficiente para tomar como crime de traição nacional um zap não retornado, um comentário aleatório, um aniversário esquecido. Alguém que tem o dom ou o fardo de ser invejado, observado, perseguido, cobiçado, suspirado, molestado, cercado, constrangido por absolutamente TODOS. Alguém que faz beicinho interno cada vez que ousam seguir o dia e a vida sem sua presença. Alguém que estremece de choro patológico cada vez que OUSAM escancarar-lhe a má-fé do discurso. Alguém que usa o patético como arma, o dramático como defesa, o hipócrita como escudo. Alguém que geme novelas mexicanas e baba chantagens emocionais ao receber o baque do não. Alguém que conhece TODOS os ingratos ora viventes na superfície terrestre. Alguém que se encastela na ficção de sua grandeza para encobrir o ressentimento de sua pequenice.

Melindres: mesmo organizando direitinho, não sobra tempo para tê-los. (Por sinal que basta o tê-los para se ser perfeitamente incapaz de sabê-los.)

Nenhum comentário: