segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Mais sinopses que talvez não existam para títulos natalinos que já


Um herói de brinquedo – Duas garotinhas se perdem na mata durante um acampamento de fim de ano com toda a família. Para acalmar a caçula, a maiorzita afirma que seu boneco do Superman as tirará da encrenca, e começa a inventar várias histórias confortadoras sobre o brinquedo que levam a tiracolo. Fato é que o bonequinho, parte despareada dum antigo walkie-talkie com que a mãe se divertia na infância, continua transmitindo sem que as crianças saibam, e seu sinal é captado por comunicadores da equipe de resgate; mui infelizmente, porém, voz que venta lá não venta cá: embora acompanhem emocionados alguns trechos dos diálogos entre as meninas, seus buscadores e familiares não conseguem se fazer ouvidos por elas – só podem se dividir entre torcer para que a frequência seja rastreável e/ou para que as dicas involuntariamente dadas nas conversas iluminem a localização das gurias.

Milagre na rua 34 – As 42 ruas duma determinada cidade devem ser progressivamente evacuadas entre novembro e dezembro, a fim de que haja um desvio considerável no curso de um rio – alteração tão imensa que inviabilizaria a sobrevivência na região. Na trigésima quarta rua da escala, entretanto, vive um rapaz autista que se desespera com a perspectiva de abandonar o jardim que adora desde a infância; seus pais também se angustiam profundamente ao vê-lo adoecer e espalham a história pelas redes, na esperança de que algo ou alguém aconteça para salvar o dia. O caso ganha tanta repercussão que uma vaquinha se organiza nacionalmente e contrata uma transportadora especial (daquele tipo que carrega uma casa inteirinha no caminhão) para remover o jardim numa só peçalhona e depositá-lo, glorioso, no novo endereço da família.

O expresso polar – Três senhorinhas apaixonadas por seus sobrinhos-netos criam para eles, no quintal, um miniparquito com direito a trenzinho feito para passear de verdade com as crianças. Mas as tivós amorosas ignoram que sua muita amorosidade injetou no trenzinho a capacidade mágica de ouvir e agradar aos pequenos, a despeito mesmo de o desejo ser razoável; e ignoram que os pequenos, enquanto brincavam em histérica felicidade no quintal, conversaram sobre a vontade de voar no trenzito para visitarem o Papai Noel no recesso de seu lar polar. Quando o miniexpresso se agita para a parte do "seu pedido é uma ordem", as tias fofas só têm tempo de se agarrar aos vagões e ir a reboque na viagem, que lhes sairá mais a contento do que podiam crer: a energia limpa e abraçante das velhinhas rende para as três uma proposta de emprego fixo no Polo Norte – e, para uma, um amor inda mais definitivo.

Que o tempo melhor é estar vivo.

Nenhum comentário: