sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Feliz dia do


Oi, meus amores, tudo bem? Vamos pegar a folh... Esqueceu, meu filho? DE NOVO, meu filho?? Eu não disse que o número estava contadinho? Tá, tá, toma esta aqui para acompanhar a leitura, mas escreve no caderno e depois me devolve a folhinha, certo? Então vamos lá, turma... Gente, cadê o texto que ainda ninguém pegou? Bora, meu povo, acorda! Enquanto vocês pegam, deixa eu ver quem está aí hoje... Ana Carol... a outra Ana Carol... as Camilas... Carlos Hen... ah, esse só no segundo tempo... pananã, pananã, João Pedro Albuquerque... João Pedro Felício... João Pedro Moreira... João Pedr... ah, foi transferido... Júlia... Júlia Peixoto... pananã, pananã... Matheus Amparo... Matheus Gonç... senta, João! DEIXA A MANUELA, JOÃO!... çalves... Matheus Honório... Matheus Lima... Matheus Swystakosky... Patri... JO-ÃO!!! pananã, pananã... Vitória faltou de novo?? Né possível, gente; alguém sabe dela? Bom, vamos lá... Todo mundo com o texto? Criatura de Nosso Senhor, ISSO É JEITO de tratar a folha? Caramba, falei tantas vezes, eu meeeeesma tirei cópia, tá contado... aaaaai, aaaaaaai... Vamos ler, vou ler com vocês... Quê, Matheus? Banheiro AGORA, Matheus? vocês subiram não tem quinze minutos! Ah, filhote, tenha a santa paciência, guenta aí mais um pouquinho pra gente fazer a leitura e a correção. É, pelo menos até o segundo tempo, isso. Então podemos? podemos? "Missa do Galo", Machado de Assis... "Nunca pude entender a conversação que tive (JÁ ESTOU LENDO, Joãããão!!) com uma senhora, há muitos anos (ô Swystakosky, algum problema? tão dando doce ali na mesa da Júlia?), contava eu dezessete, ela trint... (SEM OR AMADO. Posso continuar? posso?? Catarina, ajeita a máscara!) ela trinta." Júlia, eu sei que o Matheus é lindo, mas vamos focar um pouquinho aqui, querida. Não entendeu a número 1? Tudo bem, meu amor, vamos corrigir já, já, certo? Bora prestar atenção? "Era noite de Natal. Havendo ajustado com um vizinho..." Quê, Valentina? Sou, Valentina, sou casada; mas por que pitombas essa pergunta agora? Acompanhem o texto, criaaaaanças do meu Brasil! Só um tempo hoje, pelamor! Felício, guaaarda esse aparelhinho duzinferne! "... com um vizinho irmos à Missa do Galo, preferi não dormir..." É, eu sei, Rafael, que você também não dormiu; tô vendo. Isso tudo foi game até as 3h, né, meu filho? ai, meu santo, depois vocês não... SENTA, JOÃO! CARAMBA! Não, minhas coisas lindas, não marquei ainda a data da prova, falo pra vocês na próxima aula... Não, não tenho grampeador aqui, Catarina... grampeia depois, Catarina, acompanha e corrige primeiro, tá? EI, QUE QUE É ISSO AÍ? SALÃO DE BELEZA? GUARDA ISSO! Lindões, a gente poooooode continuar? heeeeeein? Então... onde eu tava?... "combinei que eu iria acordá-lo à meia-noite. A casa em que eu estava hospedado era a do escrivão Meneses, que fora casado..." Não, meu amor, é fôôôra mesmo, fechadinho; pretérito mais-que-perfeito, lembra? Não lembra? Isso, exatamente, é que a gente fala mais tinha sido, muito bem; mas na escrita ele aparece muito assim, reparem... MATHEUS E JÚLIA, posso PELO MENOS ser madrinha do casamento? Nada a ver? sei, sei, tô bem sacando... "que fora casado, em primeiras núpcias, com uma de minhas primas". Aí, até Machado concorda que vai dar casamento. "A segunda mulher, Conceição, e a mãe desta..." Que que tem sua mãe, Marcelle? Ah, também é Conceição? "... e a mãe desta acolheram-me bem quando vim de Mangarat..." JOÃO, MISERICÓRDIA! Poxa, Matheus, você ainda não tá com cara de quem tá explodindo pra ir ao banheiro não. Tem certeza de que é tão urgente? já vai bater o sin... Aí, bateu. GENTE, GENTE, VAMOS ACABAR A LEITURA AMANHÃ, HEIN? Ôôôô filhote, tá esquecendo nada não? A folhinha, rapaz! Não, não acredito que você DESENHOU na folhinha!... Eu não disse que... bom, COLA essa no caderno que NÃO VAI ter outra, ouviu? Podem ir pra Educação Física sim; até amanhã, meus amores, não corram na esc... JOÃÃÃÃÃÃO!...

(Obs.: Nenhum aluno – e nenhum conto machadiano – foi ferido durante a realização deste texto; todos os personagens apresentados são fictícios e qualquer semelhança com pessoas ou situações reais é mero magistério.)

Nenhum comentário: