segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Jogo de dama


Vi enfim O gambito da rainha, e fiquei arriada de quatro peões e de verde e amarelo – ou de preto e branco. Me atrevo a fazer aqui uma partidinha comentada; aviso, porém, que é só para quem já jogou o jogo, ou antes o torneio de sete episódios, dada a spoileragem furiosa das linhas seguintes. Avance casas por sua conta e risco.

Abertura. É absolutamente louvável que o primeiro movimento da narrativa não seja o clássico momento-de-glória-da-protagonista, para o qual os flashbacks seguintes caminharão. Sim, eles caminharão para esse momento – mas, à moda do cavalo, passarão por cima dessa área do tabuleiro sem se deter nela; não é sua posição final. Da mesma forma, a posição inicial de Elizabeth Harmon em sua história de formação (filha de pai mui pouco empenhado em não ser ausente, órfã de mãe mentalmente instável e suicida, interna de um abrigo para meninas quimicamente serenadas pela diretora, discípula querida dum discreto zelador), embora reúna TODAS as pecinhas para descambar num dramalhão, não dá sequer uma leve espiada nessa tentação de abismo. Ao contrário: o roteiro é preciso, é cerebral como o esporte que homenageia e emula, e se afasta (quase) completamente tanto de horrores quanto de derramamentos hollywoodianos; nem se trata de um orfanato de típicos sofrimentos, nem há companheiras ou administradoras sádicas, nem há choro de solidão na cama, nem se dão largas e explícitas manifestações de afeto, nem ocorre exploração da genialidade infantil. Não é Jane Eyre, não é Matilda, não é Meninas malvadas, não é Menina de ouro – é um início de partida econômico sem ser burocrático e o mais refratário possível a clichês. Por sinal, a lógica de jogo interessantemente se mantém após a adoção de Beth, já que (em oposição a seu novo quarto) a "realidade" familiar e escolar não se mostra mais afetiva nem mais cor-de-rosa, mas não se detém em crueldades tampouco; até o bullying direcionado à enxadrista escoa ligeiro e lacônico.

Peça maior. Anya Taylor-Joy, intérprete da jovem Harmon, é SEM DÚVIDA a rainha da p**** toda, impecavelmente fabulosa nas mínimas construções. É uma delícia completa constatar o quanto a protagonista vai se transformando a cada episódio, passando de uma introversão analítica a uma germinação de puro charme, de estranha e extrema beleza, de florescimento na sensualidade e na postura, sem no entanto perder nunca sua contenção e mesmo sua dureza sentimental. Se a guria não devorar todas as premiações televisivas, é lance ilegal ou não sei de mais nada.

Roque. Um dos aspectos mais extraordinários do roteiro é a tentativa aparentemente sincera de inverter as expectativas de gênero, conferindo a Beth um domínio entre os "reis" e, a vários homens de sua vida, uma posição de vassalos ante a torre inacessível. Não sexualmente inacessível, porém; são o talento e o engajamento mais profundo da poderosíssima Harmon que sua corte não atinge, nem força a partida para atingir. Harmon é metonimicamente, desde a infância, aquela que joga a boneca no lixo, que não tem a mínima identificação com trejeitos e objetivos tipicamente projetados sobre a imagem da mulher – e que ainda assim, para confundir mais a meiuca do tabuleiro, adora figurinos lindinhos e segue com interesse a moda.

Zugzwang. Acontece que, nesse esforço empregado em fazer o roque dos gêneros, a série comete também jogada braba contra si mesma: acaba gerando a idealização de todos – TO. DOS. – os amigos homens de Beth no universo do xadrez, o que inclui 99% dos espécimes masculinos de algum modo relevantes no trajeto da heroína (excetuando apenas seus dois "pais" e seu primeiro peguete). Mr. Shaibel, Harry, Benny, Matt, Mike, Townes, até os grandes antagonistas russos como Borgov e o ultrajovem Girev, nenhum lhe demonstra nada senão respeito, admiração, amizade, chegando por vezes à devoção e ao amor. Ninguém a intimida, ninguém a assedia, ninguém se aproveita, ninguém se mostra ressentido (demais) ao ser triturado dentro e fora das 64 casas: todos espetaculares, todos cavalheiros, empenhados em garantir o equilíbrio e a sobriedade da protagonista. Em contrapartida, são as mulheres que encontra no percurso as aparentes responsáveis por seus "descaminhos": a diretora Deardorff, que a inicia nos tranquilizantes; Jolene, que mesmo sem más intenções contribui para o vício em tempos de orfanato; Alma Wheatley, que acaba "acrescentando" o alcoolismo às dependências da filha adotiva; Cleo, que compromete decisivamente a estabilidade de Beth num momento crucial da carreira – fora, claro, a atormentada Alice, mãe biológica que por pouco não se torna sua assassina. Jogadas feias, feias, feias dentro de uma narrativa supostamente voltada para o empoderamento feminino. 

Coroação. Felizmente, sobra também coisa bonita. A relação fascinante de Beth com Alma, cheia dum carinho oblíquo, dum companheirismo inusitado, dum amor indiscutível acompanhado de chocantes irresponsabilidades, é sem dúvida um dos arcos dramáticos mais instigantes que já vi na ficção – EVER. Os figurinos que acompanham a evolução de Beth são, em si, quase um outro personagem, com destaque absoluto para o derradeiro: vamos combinar, ela encerra a saga como a própria encarnação da rainha branca que acaba de abater o rei adversário. Por sinal, a inevitável metáfora (escancarada desde o título) que mescla Harmon com as peças de seu jogo leva a um igualmente inevitável comentário social; não é gratuito, certamente, o fato de sua melhor amiga Jolene ser negra – e o fato de a enxadrista ter sido adotada e Jolene, não. Afinal (os ultimate leigos como eu aprendem essa minúcia de regulamento na série), ATÉ NO XADREZ as peças brancas são movidas primeiro; estar na posse dessa informação e vê-la tristemente mimetizada na trajetória das personagens, sem que o texto tenha o mau gosto de se tornar óbvio e nos berrar o detalhe ao pé da orelha, comove até a medula. Comove ainda mais, dilacerantemente, ver a gratidão discreta de Beth com relação a Mr. Schaibel romper-se enfim em torneirinha, numa sequência de desenvolvimento previsível mas nem por isso menos enternecedor; e era indiscutivelmente justo que o amor mais incondicional, entre todos os retratados, fosse o homenageado do último lance: o "retorno" da enxadrista coroada a uma partida com seu primeiro mestre (representado por dezenas de senhorezinhos russos – fofos – amantes do xadrez pelo xadrez).

En passant, como não acrescentar? Não há Defesa Siciliana possível contra os olhos de Elizabeth Harmon, que se convertem na obsessão obrigatória de qualquer de nós que se atreva a topar o embate.

Xeque-mate.

Nenhum comentário: