quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Classificâmbios

Vou humilde, com minha banquinha de escambos, a uma dessas feiras de oferecer negociações; mas chego sem grandes produtos, confiada mesmo assim em que haja nos arredores um serial adquiridor de bugigangas que, passeante e ocioso, pare para jogar lances por recreação. Trocar proposta honesta não ofende, e há bem gordas chances de eu, seja qual seja a pechincha topada, sair no lucro.

Pois bem. Troco minha memória indelével da fórmula de Bhaskara pela capacidade vitalícia de andar de bicicleta – olhem aí, meninos do Enem, que barganha filezinha: meu Bhaskara teve pouquíssimos anos de uso, foi vestibularmente bem-sucedido e tem estado na gaveta desde então, embaladito contra mofo. Por meio talento de pedalar mantendo razoável equilíbrio a gente já fecha negócio, precisa nem driblar as intempéries cariocas, está suficientão conservar a dignidade em qualquer reta de ciclovia.

Troco algumas salteadas lembranças de velhos filmes e novelas (à minha escolha entre os vistos, acumulados mas jamais apreciados) por umas noçõezinhas sub-básicas de bandas estrangeiras ao longo de todas as décadas, matéria na qual venho existindo analfabetamente há dezenove gerações. 

Troco um inexplicável livro de esperanto que não faço ideia de onde esteja pela conjugação redonda de dois verbos em francês. Um, vá lá.

Troco um pacote de dicas de viagem hypíssimas pela sabedoria ancestral de distinguir dor de cabeça café-com-leita de enxaqueca que ri na cara do menino Tylenol – ANTES de tomar o menino Tylenol. 

Troco respostas perfeitas (para situações que provavelmente nunca) por uma decoração frozen de árvore de Natal, um encontro de três minutos com a neve ou a habilidade de segurar um bebê sem que os pais tenham a sensação de estarem escalando o guri para uma apresentação no trapézio do Cirque du Soleil. 

Troco 643 horas de Domingão do Faustão sem "Dança dos famosos" por... leva. LEVA. Estou doando. Pago sim o frete, e uma casquinha do Bob's. 

Troco toda a discografia de musiquildas mentais aleatórias – alerta de tema dO iluminado – por um gif que se aplique otimamente a mais de 58 casos de necessária interação social no Facebook. 

Troco sonhos doidos de quarentena por interfones que não deem enfarte, troco 8.478 horas de "Então é Natal" por uma passagem (do disco) para Marte, troco 37 citações por um corte de cabelo, troco o Palácio do Planalto por um mate sem gelo, troco qualquer aparição do coiso até pela Hora do pesadelo. E excessos de sono por tempo de escrita, por tempo de leitura, por gente sem frescura, por gente que não grita, mais gente que acredita. Troco cada versão ever feita de Cats por meio Parasita. Loucura por ciência e treta por ternura. 

Troco 2020 por sua cura.

Nenhum comentário: